domingo, 25 de novembro de 2012

Como aprender sobre amostra, teste e análise de solo: composição do solo

Analisar o solo é um passo necessário para determinar o que suas plantas vão precisar para crescerem e serem saudáveis. Sem uma idéia clara da composição do seu solo, você pode colocar todo o tipo de coisas nele, mas podem não ser as coisas certas, ou podem ser completamente desnecessárias. Pense nisso como tentar fazer o ensopado de carne de sua avó sem uma receita - você provavelmente pode adivinhar alguns dos ingredientes certos, mas sem a receita o ensopado nunca vai sair exatamente do jeito que você esperava.
Com que freqüência você deve testar seu solo? A resposta óbvia é: quando você fizer um novo jardim. Porém, você também pode realizar uma análise do solo de cinco em cinco anos, mais ou menos, só como forma de precaução.
Qual é a maneira correta de se tirar amostras do solo? O primeiro passo consiste em saber como obter uma amostra adequada do solo. Você precisará remover qualquer vegetação da superfície do solo, como as gramíneas, plantas ou bagaço. A seguir, usar uma pá, espátula ou um ancinho para retirar uma placa de solo de aproximadamente seis centímetros de profundidade. Coloque a amostra do solo em um saco plástico ou balde limpo.
Mais .... http://www.comofazertudo.com.br/casa-e-jardim/como-aprender-sobre-amostra-teste-e-an%C3%A1lise-de-solo-composi%C3%A7%C3%A3o-do-solo

Hortaliças, como plantar e cuidar?

Pow primeiro você deve ver como se encontra o seu solo.
Se for muito precária tenta comprar calcário para colocar,senão só uma adubação já é o bastante.
ai você poderá plantar e sempre coloque adubo,muita ou pouca terra depende da cultura a ser plantada.
Não deixe faltar agua é importante e fundamental para o crescimento da planta porem procure não afoga-la.
Para plantar escolha um vaso grande ou médio tem que verificar se a essa cultura exige ou não um espaço grande para o crescimento de suas raízes.
Ai faça um buraquinho mais ou menos fundo, não muito e coloque de duas a três sementes, se for de muda é só fazer o mesmo processo só que em vez de colocar as sementes coloque a muda.
Tampe o buraco sem bater na terra, de leve, para não haver o deslocamento da semente ou da muda.Se for muda deixar ela em pé não poderá ficar torta de jeito algum.
E molhe a terra,sem afogar a planta.
O vaso ou pote onde será plantado deverá ter uns buraquinhos no fundo para saída de agua.

carolsa@rocketmail.com.br

Como Cultivar e Engrossar Cebolinhas


As pessoas sempre me perguntam o que faço pra ter cebolinhas tão bonitas. Minha mãe me ensinou e é expert no assunto.
Então resolvi fazer um post revelando os meus segredinhos e dicas, passados de mãe pra filha.
1Prefiro usar mudas do que sementes, já que são fáceis de encontrar e pegam com muita facilidade. Se usar sementes, vai demorar muito o que pode desanimar um pouco. Algumas que se compram para consumo em supermercados ou feiras já vêm com as raízes.....
2O espaçamento entre elas é muuuuuuuuito importante também,  sendo o segundo segredinho, pois quanto maior o espaço, mais bonitas e grossas elas ficam....
3...maishttp://lannapimentel.com/como-cultivar-cebolinhas/
e ainda Veja como colher as folhinhas de cebolinha:
Comece pelas mais velhas. Depois conserve as 2 folhinhas mais novas do meio.
Como Colher as cebolinhas

o cultivo da cenourinha...



A cenoura é uma hortaliça da família Apiaceae, do grupo das raízes tuberosas, cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil. A estimativa de área plantada no Brasil em 2001 foi de 28 mil hectares com produção de 800 mil toneladas de raízes. Os principais municípios produtores são: Carandaí, Santa Juliana e São Gotardo (Minas Gerais); Piedade, Ibiúna e Mogi das Cruzes (São Paulo); Marilândia (Paraná); Lapão e Irecê (Bahia). Embora produza melhor em áreas de clima ameno, nos últimos anos, face ao desenvolvimento de cultivares tolerantes ao calor e com resistência às principais doenças de folhagem, o plantio de cenoura vem-se expandindo também nos Estados da Bahia e de Goiás.http://www.cnph.embrapa.br/sistprod/cenoura/index.htm